Áreas de Intervenção

Instituição de referência, a Misericórdia de São Pedro do Sul tem como missão a melhoria do bem-estar da pessoa no seu todo, prioritariamente dos mais desfavorecidos e fragilizados, desde a sua fundação. Nos dias de hoje, realiza a missão original mas a sua ação cresceu e expandiu-se ao longo dos séculos, procurando novas respostas sociais, de forma pioneira. Sendo mais conhecida pela sua Ação Social, desenvolve também um importante trabalho nas áreas da Educação e Ensino, Cultura e iniciativas no âmbito da Economia social. Para obter receitas que revertam para as causas que apoia, valoriza e arrenda o seu extenso Património, grande parte do qual resultante de Benemerências.

 

  • Ação Social – área central de atuação. Assumindo como missão contribuir para a melhoria e qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade e de exclusão social, prevenindo riscos e promovendo o desenvolvimento pessoal, inclusão e coesão social. Tem como grupos-alvo crianças e jovens, adultos, famílias, idosos e indivíduos em risco de exclusão social.

 

  • Educação – trabalho que se tem expandido para novos públicos e contextos, procurando, através da educação desde a infância e da formação profissional ao longo da vida facultada aos seus colaboradores, contribuir para a promoção da qualidade de vida da população. Destacamos o pré-escolar (jardim-de-infância) e os projetos formativos internos.

 

  • Benemerências – na sua obra social a Misericórdia tem contado com o apoio financeiro de muitos cidadãos que, conhecendo a nossa ação, confiam que os meios que colocam à disposição da instituição são aplicados em boas causas. Conheça os nossos projetos e as várias formas com que pode contribuir. Apoie esta causa.

 

  • Cultura – Património diversificado do qual se destaca a Capela de S. António, com atrativa fachada de estilo barroco português, revestida a azulejos, e interior com destaque para os retábulos de estilo rococó de talha dourada e policromada. Está, de igual modo, a constituir-se um núcleo museológico, com espólio médico, religioso e social, espelho da atuação da misericórdia.

 

  • Economia Social – apoio de forma descentralizada na promoção de projetos sociais e de envolvência comunitária. Aqui destacamos a horta comunitária implantada em plena cidade de São Pedro do Sul, na qual se disponibiliza talhões de terra para o cultivo de produtos hortícolas e frutos de rasto, em modo de produção biológica.