Saúde em Ordem

 

Descrição do Projeto:

O projeto em análise consiste na implementação de 4 rúbricas de investimento:

BAT – Banco de Ajudas Técnicas, compreendendo a aquisição de camas articuladas com grades, colchões anti escaras, cadeiras de banho (para o banho assistido) e cadeiras de rodas manuais. O BAT compreende a disponibilização interna de equipamentos designados como ajudas técnicas a utentes que vejam revisto negativamente o seu grau de dependência e, fundamentalmente, compreende a disponibilização gratuita à comunidade dessas ajudas para fazer face a situações temporárias de dependência.

 

Farmácia - Armazenamento e distribuição da medicação. É necessário proceder à reorganização total do setor de enfermagem e respetiva farmácia. Aqui, apontamos à partida a alteração no armazenamento dos medicamentos, substituindo as atuais prateleiras por armários próprios para a medicação, por forma a salvaguardar um melhor acondicionamento e preservação dos medicamentos. Esta substituição implica a aquisição de armários de medicação com bandejas e cofre para medicamentos estupefacientes como a morfina por exemplo. Ainda a este nível, enquadramos, no fim da linha do circuito do medicamento, a aquisição de 2 carros de transporte de medicamentos adaptados ao sistema multidose pretendido.

 

Preparação de medicamentos em multimeds – SAD. Manipulação dos medicamentos com um mínimo de contacto humano, compreendendo a preparação das dosagens, de acordo com a bula médica, para uma semana. Esta rúbrica compreende o equipamento base de selagem a frio e destina-se a usar, dado o seu carácter, nos utentes de SAD – Serviço de Apoio Domiciliário.

 

Preparação de medicamentos em sistema multidose – ERPI – Estruturas Residenciais para Idosos. Manipulação dos medicamentos com um mínimo de contacto humano, compreendendo a preparação das dosagens, de acordo com a bula médica, para uma semana. Esta rúbrica compreende o equipamento base de selagem a quente (máquina, moldura, pill pack e porta rolos de papel de prata), bem como do triturador de medicamentos para uso, nomeadamente, em sondas. O sistema multidose está em consonância com os carros de distribuição e caracteriza-se por reunir os medicamentos de várias receitas médicas numa embalagem de doses múltiplas para os períodos de tempo determinados na toma dos medicamentos, dentro de uma embalagem de plástico.

 

Componentes do projeto:

  • BAT – Banco de Ajudas Técnicas;

  • Equipamento de farmácia – armazenamento, acondicionamento e distribuição.

 

Ações a implementar:

  • Reestruturação do setor de farmácia;

  • Disponibilização dos BAT;

  • Formação.

 

De que forma posso ajudar/contribuir?

Através de donativos ao abrigo da Lei do Mecenato, patrocínio, entre outros. Consulte a nossa secção de Mecenas e Apoios para mais informação.

 

                   Projeto implementado com o apoio de: