Culto

 

A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de São Pedro do Sul é uma associação de fiéis, cujo fim é a prática das Catorze Obras de Misericórdia, quer corporais quer espirituais, visando o serviço e apoio com solidariedade a todos os que precisam, bem como a realização de atos de culto católico, de harmonia com o seu espírito tradicional, informado pelos princípios do humanismo e da doutrina e moral cristãs, respeitando, contudo, a crença individual dos seus utentes.

 

Culto

Importante missão da Misericórdia é o acompanhamento e direção espiritual dos irmãos e utentes, sendo o Culto Celebrado pelo Capelão, Pe Lindoval. Das atividades de culto destacamos:

  • Semanalmente celebra missa dominical às 17 horas, no salão da ERPI;
  • Comunhão junto dos dependentes às 18h30;
  • Confissões por marcação e confissões de preparação para a páscoa e para o natal;
  • Visitas regulares semanais para apoio, acompanhamento e direção espiritual;
  • Funerais de utentes;
  • Anualmente a celebração do S. António com procissão desde a Capela de S. António até à Instituição (geralmente 2.º Domingo de junho). 

 

Capelão:

Pe Lindoval José da Silva

 

Contactos:

[email protected]

[email protected]

 

Capela de S. António

Belo exemplar da arquitetura sacra da região, a capela situada na Praça da República em São Pedro do Sul, data de anterior a 1621, tem uma atrativa fachada de estilo barroco português. No interior destaque para os retábulos de estilo rococó de talha dourada e policromada. A fachada principal encontra-se revestida a azulejos.

Este importante monumento está aberto à comunidade e está inserido nas rotas de valorização turística local. É um local de celebração e de visita obrigatória.