PO APMC

PO APMC – Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas

 

A Misericórdia de São Pedro do Sul, salvaguardando os seus valores culturais e históricos, tem como missão promover o desenvolvimento de respostas sociais que privilegiem os grupos mais vulneráveis, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade. Neste sentido, a MSPS constitui parceria com a Misericórdia de Oliveira de Frades na implementação da medida 1 do PO APMC no território.

 

Objetivo:

A Medida 1 do PO APMC visa apoiar a aquisição de géneros alimentares e/ou de bens de primeira necessidade por entidades públicas, com vista à sua distribuição às pessoas mais carenciadas, diretamente ou recorrendo a organizações parceiras (Tipologia 1.2 - Distribuição de géneros alimentares e/ou de bens de primeira necessidade).

 

Destinatários: 

São destinatários finais desta medida os indivíduos e/ou as famílias que se encontrem em situação de carência económica, equiparado ao conceito aplicável no âmbito do subsistema de ação social pelo organismo responsável pela execução das políticas de proteção social.

São ainda destinatários finais as pessoas sem-abrigo e as pessoas na situação de indocumentadas, de acordo com as regras em vigor no subsistema de segurança social.

 

No âmbito da execução do projeto, prevê-se, ainda, o desenvolvimento de ações de acompanhamento, que permitam capacitar as famílias e ou as pessoas mais carenciadas na seleção dos géneros alimentares e ou bens de primeira necessidade, na prevenção do desperdício e na otimização da gestão do orçamento familiar, nomeadamente através de sessões de esclarecimento e/ou de sensibilização e informação.

 

Candidatura:

As famílias beneficiárias podem aceder ao PO APMC através de uma das entidades parceiras na região de Lafões, de acordo com a sua residência:

  • Misericórdia N. Senhora dos Milagres - Oliveira de Frades (Entidade Coordenadora);
  • Misericórdia de S. António de São Pedro do Sul;
  • Misericórdia de Vouzela;
  • Centro de Promoção Social.