Bem-vindo.

 

A Santa Casa da Misericórdia de Santo António tem vindo a desenvolver, ao longo de mais de um século da sua existência, um papel de vital importância no que diz respeito ao apoio prestado à população da região de Lafões em áreas que vão desde a educação e das necessidades básicas de alimentação e saúde, até ao conforto do acolhimento em ERPI – Estruturas Residenciais para Idosos ou serviços de apoio domiciliário.


Somos uma Santa Casa do Século XXI, a trabalhar para fazer a diferença num contexto difícil e complexo que exige, além de respostas eficazes, respostas inovadoras e adequadas à nova realidade social.

 

Acompanhando todo o ciclo da vida, somos uma instituição de referência para as crianças de tenra idade que são admitidas na Creche, passando depois para o ensino pré-escolar e posterior atividades de tempos livres que complementam diariamente o ensino básico das nossas crianças (CATL), bem como no apoio sénior nas suas várias modalidades.

 

O futuro espreita, acompanhe-nos neste compromisso social.

 

 

 

 

<< Outubro 2018 >>
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

Agenda

Dia Internacional do Idoso

O Dia Internacional do Idoso comemora-se anualmente a 1 de outubro. Este dia foi instituído em 1991, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.

 

Melhor do que colecionar memórias é continuar abrindo caminhos para novas experiências. Assim, marcamos este dia com um programa aberto na Misericórdia, com animação e jogos tradicionais adaptados a partir das 10h00.

Compareça.

 

Data: 2018-10-01

Passeio pelo S. Macário (Portal do Inferno e Regoufe)

Passeio cultural dos utentes da ERPI pela serra do S. Macário, com visita ao Portal do Inferno e às antigas Minas de Volfrânio de Regoufe (São Pedro do Sul e Arouca).

É o reencontro com a terra, com as suas origens e contacto com a comunidade local.

Data: 2018-10-03

Dia Mundial do Animal

O Dia Mundial do Animal celebra-se anualmente a 4 de outubro e tem como objetivos sensibilizar a população para a necessidade de proteger os animais e a preservação de todas as espécies; mostrar a importância dos animais na vida das pessoas; celebrar a vida animal em todas as suas vertentes.

 

A assinalar esta efeméride, iniciada em 1931 durante uma convenção de ecologistas, o jardim da Misericórdia levará a cabo, em parceria com a associação de proteção animal "1 mão por 1 pata SPS” e o "Cantinho dos Animais", ao longo do dia, um conjunto de atividades promotoras de uma salutar convivência e defesa dos animais. Contaremos com a presença de uma Médica Veterinária e de um Treinador de Cães.

 

Paralelamente, dinamizar-se-á uma campanha de angariação de produtos para a associação de proteção animal supra referida, nomeadamente: comida de cão júnior, comida de gato, compressas, mantas, soro, recipientes para a comida e areia.

 

Colabore

Data: 2018-10-04

Feira de antiguidades e velharias

Feira de antiguidades e velharias.

04 de outubro entre as 10h00 e as 17h00

Espaço exterior da ERPI.

Visite-nos

Data: 2018-10-04

Vivendo com Alzheimer

A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, constituindo cerca de 50% a 70% de todos os casos. Para marcar as implicações desta doença, foi estabelecido o Dia Mundial da Doença de Alzheimer (assinalado oficialmente a 21 de setembro).

 

A assinalar esta efeméride, a Misericórdia levará a cabo a 10 de outubro, um conjunto de atividades sobre o mote “Vivendo com Alzheimer”:

  • 10h | Oficinas da Memória – sala snoezelen e Treino de Boccia - Ginásio;
  • 14h | Palestra “Convivendo com doente Alzheimer”, pela equipa de enfermagem da Misericórdia – salão nobre.

 

Mais informações junto da Assistente Social da Misericórdia. Participe.

Data: 2018-10-10

Passeio ao Museu do Pão

Passeio cultural dos utentes do SAD e Centro de Dia ao Museu do Pão - Seia.

O Museu do Pão, que remonta a 1996, está sediado em Seia, na Quinta Fonte do Marrão, e é um museu privado que pretende recolher, preservar e exibir os objetos e o património do pão português nas suas vertentes: etnográfica, política, social, histórica, religiosa e artística.

É o reencontro com a terra, com as suas origens e contacto com a comunidade local.

Data: 2018-10-16

Participação nas "Olimpíadas do Boccia"

Participação com 2 equipas (ERPI e Centro de Dia) nas "Olimpíadas do Boccia", atividade organizada pelo Centro de Promoção Social de Carvalhais, com a colaboração da ASSOL e da Câmara Municipal de São Pedro do Sul.

 

14h00 - Pavilhão da Lameira.

 

Venha apoiar-nos. Compareça.

Data: 2018-10-24

Comemorações de Halloween

Comemoração do Halloween

O Dia das Bruxas ou Halloween é celebrado hoje. Das suas origens só restou uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que tinha ao princípio. Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos.

Entre os elementos acrescidos, temos por exemplo o costume dos "disfarces", as esculturas de abóboras, as decorações mais ou menos assustadoras. É neste ambiente que tanto as crianças como os idosos não deixam passar a oportunidade para dar asas à imaginação e comemorar a festividade num ambiente de alegria e partilha.

 

Programa:

  • 10h30 - Desfile de halloween.
    • Concurso de bruxas e fantasmas;
    • Animação.

 

As inscrições para o concurso de bruxas e fantasmas estão abertas à comunidade escolar da instituição. Junta a família, põe a imaginação a trabalhar e apresenta uma bruxa ou fantasma a gosto.

Colaboração da APEEAJIMSASPS - Associação de Pais.

 

Participa e diverte-te.

Data: 2018-10-31